BUSCADORES

Publicado: 8 de abril de 2012 em Uncategorized

Image

O que são?

São sites que foram elaborados para realizar buscas na internet, otimizando o tempo da pesquisa.

 

Um pouco de história

Os sistemas de buscas surgiram pouco tempo depois do surgimento da internet. O primeiro deles foi o Archie, criado em 1990, pelo estudante Alan Entage, na Universidade McGill de Montreal. Era utilizado por professores e universitários como ferramenta de troca de arquivos e mensagens. Baseava-se na indexação das páginas por meio da sua categoria; permitia que a busca de um arquivo em sites fosse realizada pelo nome do próprio arquivo ou por uma expressão.

Assim como o Archie, todos os posteriores Buscadores da época eram baseados na indexação de páginas. Eram utilizados por faculdades.

 

Como funcionam?

Os Buscadores funcionam com um grande banco de dados. A pesquisa na rede é feita por programas denominados “robôs” ou “aranhas”, que vasculham a internet, gravando os textos dos sites. Essas informações são catalogadas pelos Buscadores, que apresentam os resultados dando mais ou menos valor a um site, por exemplo, se você digitar uma palavra, e esta seja o título de uma página, este site será um dos primeiros na lista dos resultados da pesquisa. Tudo isso porque os Buscadores utilizam a categorização, que pode ser pó posição, tamanho, links com informações exatas ou a quantidade de links que apontam aquele site.

 

Tipos

Quanto ao tipo podemos definir:

  • Buscadores globais – Pesquisam qualquer tema e apresentam o resultado aleatoriamente, priorizando os que são mais acessados. Ex.: Google, Yahoo, MSN.
  • Buscadores verticais – São os que possuem base de dados própria e realizam pesquisas especializadas. Na maiorias das vezes, esses buscadores são adquiridos mediante a uma taxa de pagamento (mensal ou por clique). Ex.: BuscaPé, Sapo, Catho.
Referência:

Deixe um comentário