REDES SOCIAIS

Publicado: 4 de maio de 2012 em Uncategorized

Hoje em dia a maioria das pessoas tem uma conta em um site de relacionamento (Orkut, MSN, Facebook). Nestes ambientes elas batem papo, expõem seus sentimentos, trocam informações, etc. Mas, o que são esses sites? São sistemas que facilitam a comunicação entre as pessoas, proporcionando o relacionamento com pessoas de todos os lugares do mundo. Assim, podemos dizer que as redes sociais são diversos grupos que se comunicam na rede mundial de computadores (internet).

No inicio da internet, as universidades dos Estados Unidos alargavam seus conhecimentos partilhando informações e arquivos. As listas de e-mails é o que podemos chamar de primeira rede social surgida na época, estas permitiam a comunicação instantânea, e ainda hoje o e-mail é uma das formas mais popular de interação entre as pessoas.

Nas redes sociais o utilizador pode partilhar fotos, vídeos, pensamentos, e varias outras coisas com amigos. As pessoas também podem deixar seus comentários e sugestões.

As redes sociais ampliam as relações pessoais. É possível ter “amigos virtuais” (os que não se conhecem pessoalmente), divulgar eventos, talentos musicais, entre outros.

Alguns tipos de redes sociais e ano de criação:

1997: AOL Instant Messenger – Permitia o envio de mensagens instantâneas, mas era restrito apenas para assinantes.

2003: My Space – Proporcionava mais interatividade, os usuários podiam postar fotos, vídeos e ter um blog personalizado. Foi um clone de outra rede social conhecida por Friendster que fez muito sucesso entre os anos de 1997 e 2002.

2004: Orkut – Foi criado por Orkut Büyükkokten (engenheiro da Google).

2004: Facebook – Criado por ex-estudantes da Universidade de Harvard.

2006: Twitter – Criado por Obvios Corp, foi inspirado no som de um pássaro. É considerado a rede social mais rápida.

As redes sociais sem duvidas alargam nossas comunicações e interatividade, aproximam as pessoas, mas deve se ter muito cuidado na hora de expor dados pessoais, fotos, vídeos, etc., pois o que é postado na internet não se apaga mais. 

Saiba mais em:
http://www.comunicamos.org/jornalismo/redes-sociais-histria-descrio-e-utilizaes
http://www.natanaeloliveira.com.br/a-historia-das-redes-sociais/

Deixe um comentário